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sábado, 13 de junho de 2009

Gestão Escolar

PROPOSTA DE TRABALHO PARA FUNÇÃO DE: PROFESSOR COORDENADOR
De acordo com a Resolução S.E. nº 35/ 2000, que dispõe sobre o processo de seleção, escolha e designação de docentes para exercer a função de Professor Coordenador Pedagógico em escolas da Rede Pública de Ensino, apresenta-se a proposta de trabalho que se segue:
- Coordenar, juntamente com o diretor a equipe escolar, implementando o trabalho coletivo, analisando o desempenho dos alunos nos primeiros bimestres, propondo ações efetivas para melhorar o desempenho nos próximos bimestres.
- Assessorar os trabalhos dos Conselhos de Classe e Série.
- Propiciar momentos de estudos e reflexão. Selecionar textos para leitura e discussões em grupos. Oportunizar espaços para os professores expor suas opiniões em relação ao tema em estudo.
- Acompanhar os conteúdos planejados através do roteiro de aula do professor, cadernos de alunos e instrumentos utilizados como fonte norteador do trabalho que está sendo desenvolvido em sala de aula.
- Garantir a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, assegurando a organicidade das diferentes partes do currículo da continuidade do processo ensino aprendizagem.
- Desenvolver trabalho conjunto com os professores, com o objetivo de adequar o conteúdo e os procedimentos de ensino à realidade dos alunos.
- Detectados índices de baixo rendimento e desempenho insatisfatório, discutir esses resultados em conjunto para que haja troca de informações entre os docentes envolvidos, visando a implementação de ações necessárias a melhoria do trabalho em sala de aula.
- Atuar como elemento de ligação entre alunos e professores com o objetivo de propiciar a melhoria do aproveitamento do aluno.
- Discutir com a equipe escolar a questão da indisciplina e assiduidade e buscar as razões que levam estes alunos a apresentar tais comportamentos, que são uma das causas de mau aproveitamento da classe e acatar sugestões para possíveis soluções.
- Acompanhar e estimular o professor a buscar quando necessário novas formas de trabalho capazes de mudar os rumos do processo.
- Utilizar os indicadores educacionais – (Resultados da Avaliação SARESP), na elaboração e implementação do plano de trabalho da escola.
- Garantir a utilização adequada dos espaços físicos da escola, a organização e utilização da biblioteca e materiais pedagógicos como meios facilitadores ao desenvolvimento do trabalho do professor.
- Acompanhar através de múltiplas estratégias de trabalho, as ações estabelecidas no plano escolar, para avaliar o alcance das metas propostas.
- Estabelecer sistemáticas de trabalho articulado com a D.E. (Equipe de supervisão e oficinas Pedagógicas) para garantia de alcance das metas e resultados.
- Organizar e divulgar o material didático pedagógico disponível na U.E., facilitar o acesso dos docentes a esses materiais, estimulando o uso e a produção de outros.
- Implementar os projetos de Recuperação Paralela, organizados pela escola, para assegurar uma aprendizagem bem sucedida para todos os alunos.
- Favorecer o desenvolvimento e a divulgação de experiências inovadoras na escola, transmitir cursos e orientações recebidas com o objetivo de ampliar o conhecimento do professor.
- Ser intermediárias entre família (pais) e professores para discutir assuntos sobre a criança e a organização da escola, onde há também a participação direta dos pais.
- Tornar os encontros de H.T.P.C. um ambiente favorável, espaço aberto onde os professores possam refletir e debater a própria prática, com o objetivo de aperfeiçoá-la.
- Proporcionar momentos para trocas de experiências em que o professor possa relatar e demonstrar experiências que deram bons resultados em sala de aula.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Levar aos H.T.P.Cs. Textos, temas, revistas fitas de vídeos e outros que possibilitem a reflexão de nossa prática pedagógica para que possamos avançar rumo às metas pretendidas.
- Expor em local de livre acesso tema de jornais, livros, revistas, textos etc., como ponto de apoio para aprimoramento do trabalho pedagógico do professor em sala de aula.
- Participação direta e indireta no desenvolvimento de projetos realizados pela equipe de professores, pais e alunos.
- Articular palestras sobre meio ambiente, saúde e outros que atendam a solicitação dos professores e sirvam como ponto de apoio e enriquecimento do trabalho pedagógico.
- Análise de roteiros de aula do professor, cadernos de alunos e outros instrumentos que possibilitem o acompanhamento da aprendizagem do aluno.
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